Sala de estar ou jantar? Por que não as duas?

Muitas pessoas não sabem o que fazer, quando não há espaço suficiente para a separação dos cômodos, mas eles podem ficar muito bem juntos, basta saber como fazer! Confira essas dicas e sugestões!

4704bc44f87dfbe0b96ef635bc885704.jpg

Todo mundo tem algum problema com espaço, e o mais comum é: não haver espaço. Naturalmente, a mobília e a vida têm tudo a ver com aconchego, necessidades específicas, gostos e preferências pessoais. No entanto, existem regras e princípios que irão te ajudar como um suporte prático, mantenha isso em mente, e funcionará muito melhor na decoração da casa.

Aquela famosa frase: “Menos é mais”, deve ser utilizada neste caso! Não apenas pelo número de móveis, a fim de não deixar o ambiente confuso e desconfortável, você deve ser relativamente econômico, mesmo com decoração. É muito importante fazer uma análise da sala sofisticada com antecedência, pesquise, pense muito no seu estilo de vida e mobiliário, na ergonomia, layout e função. Fazendo essa análise, você já evita muitas dores de cabeça e insatisfações, você terá uma ideia muito mais precisa de sua futura instalação, isso serve não só para uma sala de estar com área de jantar como também um quarto com área de trabalho.

Sala de estar com área para refeições

1.jpg

No entanto, hoje nosso foco é a sala de estar e jantar, pois é uma das situações mais recorrentes e muitas vezes o maior desafio. Você fica todos os dias, para alguns no período da noite, algumas horas com a família ou até mesmo convidados, e tudo deve estar nos conformes. Prezando por conforto e espaço suficiente para circulação são de fundamental importância.

Mais uma razão para criar essa junção de ambientes é que você terá praticamente duas áreas funcionais em uma só espaço. Estes podem ser delimitados como desejar, você pode inserir divisórias, tapetes ou até cores nas paredes diferenciadas, criando mais clareza e passando uma paz visual no local. Mas se você procura mais integridade e unificar a sala de estar, é preciso combinar ambas funcionalidades, também através de cores e texturas.

Duas áreas que se harmonizam

2.jpg

Pense em como criar uma instalação multifuncional, esqueça móveis volumosos, eles não caem bem em uma sala pequena, você precisa de móveis que não ocupem espaço, e que sirvam para uma variedade de funções, como por exemplo, um estofado ou um banquinho ao invés de uma mesinha de centro convencional? Utilize mesas de jantar extensíveis, bancadas com armários ou cadeiras dobráveis, são soluções super adequadas para uma sala pequena com área de jantar.

Pense redondo e verticalmente!

3.jpg

Se o espaço na horizontal disponível estiver muito apertado, você pode muito bem pensar na vertical. Assim você explora todo o potencial do seu ambiente, utilize perfis finos e altos, prateleiras embutidas, TVs e armários suspensos são ideais! Para áreas ainda menores também há a opção de uma mesa dobrável montada na parede.

Se a sua sala tem janelas maiores, você pode optar por uma decoração com tons mais escuros!

4.jpg

Crie um espaço óptico! O olho humano pode ser enganado por cores e luzes, basta colocar tintas de parede brilhantes e não exagerar na decoração das janelas. Se as paredes e o piso forem brancos, ou outros tons brilhantes e neutros, a sala irá ficar muito maior que realmente é.

Para criar um contraste mais harmonioso você pode utilizar peças mais escuras

5.jpg

Espelhos e papeis de parede fotográficos com uma baixa e discreta perspectiva também proporcionam mais abertura e ilusão de maior tamanho. Dependendo do seu estilo, você pode optar por móveis mais translúcidos de acrílico, que trazem mais leveza e visualmente não ocupa nenhum espaço valioso.

6.jpg

Padrões e texturas

Uma sala de estar pequena juntamente com uma área de jantar não devem criar um clima chato, você pode tranquilamente introduzir algum dinamismo. Isto pode ser alcançado através de diferentes texturas e padrões, podem ser gráficos, étnicos, puxados para o Chevron (estampa estilo escama) em cores diferentes, que podem ser trazidos para o ambiente com base em têxteis-lar em cobertores, travesseiros e tapetes. Como opções adicionais você também pode utilizar uma foto auto montada de parede, ou imagens em tela fornecendo um toque adicional de arte em seu ambiente!

Com várias fonte de luz na sala, você não alcançará apenas o aconchego, mas também pode criar diferentes dinâmicas!

7.jpg

Não fique desanimado ao ter que organizar um ambiente que seja pequeno, procure por soluções que sejam inteligentes e aproveite ao máximo! Organizando sua pequena sala de estar com a área de jantar, você terá espaço para mais ideias de design de interiores do que imagina. Se beneficie com móveis multifuncionais, pense verticalmente, brinque com luzes e cores, invente dinâmicas com padrões e texturas apropriados. Não esqueça de pensar em suas necessidades, e crie o seu elegante oásis de bem estar!

Estilo moderno com cores neutras

9.jpg

Madeira clara se mescla com branco

10.jpg

Móveis multifuncionais sempre compensam!

11.jpg

Divisores elegantes criam espaço extra de armazenamento e trazem estrutura ao ambiente

12.jpg

Uma oportunidade de economizar espaço na mesa de jantar na pequena sala de estar são os bancos estofados

13.jpg

Para uma sala oblonga outra variante seria o posicionamento da mesa de jantar

14.jpg

Criando uma clara divisão na sala de estar

15.jpg

16.jpg

17.png

18.jpg

19.jpg

20.jpg

Para garantir uma aparência mais uniforme junte elementos do mesmo estilo

21.jpg

22.jpg

23.jpg

Mesas de jantar redondas são recomendadíssimas para salas de estar pequenas

24.jpg

Referências de decoração escandinava

75df582d77f32715b52315cd6eee5f40.jpg

fd94a799b3ecdda9262933fd035a9d36.jpg

Há infinitas combinações para organizar a sala de estar / jantar!

93fd2d1c0975ec7698cf756f232306db.jpg

408d398fcaeb31ae591ce6fd226edeb4.jpg

6622d8b47a1733e12574c926729fc557.jpg

519b27fc5c1ea2586ad61dd2fe012011.jpg

157900e063e2c3653aaa743ad5cdf036.jpg

db05ac180b44b022758856ede3fd6ce.jpg

a13da37be75c31384be4df3b100a16.jpg

 

Você sofre com este problema de pouco espaço, ou já sofreu?

Qual das sugestões você mais gostou?

Conta pra gente!

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s