Se você se preocupa ao menos um pouco com o meio ambiente, certamente está ciente da situação a qual nos encontramos, aquecimento global, suas causas e consequências neste processo. Não há dúvidas que nosso planeta teve grandes mudanças nas últimas décadas. E infelizmente nós, da era do homem moderno somos extremamente responsáveis por essas mudanças climáticas. Esta é uma das razões que assuntos como ambiente amigável e vida sustentável tem se tornado ainda mais abordados.
Se você quer saber mais o que pode fazer a respeito disso e como pode tornar sua casa mais amiga da natureza, nós vamos mostrar ideias inteligentes sobre como utilizar materiais naturais em seus ambientes, fique aqui com a gente até o final, não vai se arrepender!
Uma casa moderna pode ser amiga do ambiente
Pode ser estranho para alguns, viver ecologicamente correto, criando uma instalação sustentável em casa, ou em outro local, mas além de você ajudar a natureza, estará ajudando a si mesmo! É extremamente recomendável que haja plantas em todos os ambientes, principalmente nos mais utilizados, ajuda na purificação do ar, e são ótimas para pessoas que tem problemas respiratórios.
Dicas para uma vida ecológica:
Use madeira e outros objetos naturais em casa. A consciência de vida sustentável e ambientalmente amigável, começa com os materiais que você escolhe para fornecer e projetar a sua casa. Para pintar as paredes você pode optar por tintas látex, que são definitivamente mais saudáveis, liberando menos poluentes e odores. Procure por tintas de parede ecológicas, que não contêm alergia ou poluentes que possam causar doenças. O ar do ambiente permanece limpo e você fica em um local agradável e limpo.
Materiais naturais criam uma atmosfera sustentável e atraente
Para fazer o piso, você pode optar por bambu, cortiça ou paineis de madeira que são baratos e duráveis, e são muito práticos, sendo fácil para cuidar, e tem a capacidade de absorção de som e ainda são resistentes á umidade. Na maioria dos casos, os materiais originam de uma fonte renovável e produzidos de forma sustentável. Se preferir peça o comprovante na hora da compra.
Você encontra um amplo uso para madeira, este sendo um item incrível que pode ser combinado com absolutamente tudo!
Para renovar sua cozinha, você pode utilizar vidro, cerâmica e telhas de metal, estes são feitos de materiais reciclados, e fazem com que cada parede traseira da cozinha fique incrível! O mais adequado é se informar com um representante de vendas, ou loja de azulejos. Ele irá mostrar opções para uma parede traseira ecológica que se encaixa em seu orçamento e que combine com seu gosto e estilo. É um pouco difícil encontrar tábuas, vigas, colunas, janelas, portas, consoles e outros materiais de construção que sejam ecologicamente corretos, mas vale muito a pena o esforço! E não se esqueça de comprar madeira apenas com o selo de certificação de origem!
A reciclagem é, e continua atual!
Ao invés de têxteis sintéticos, opte por estores (cortina de fazenda ou lona) de janela, e tecidos de estofos, que são feitos á partir de obras primas renováveis ou fibras recicladas e tingidos com corantes naturais. Ótimos materiais ecológicos para decoração são: algodão orgânico, linho, lã, cânhamo e bambu. Tapetes feitos de ervas marinhas, sisal, juta, lã e plásticos reciclados, além de ecologicamente correto, combinam com diferentes tipos de decoração e ficam super atrativos.
Adivinha quem voltou? Tecidos e padrões dos anos 40 e 50 estão celebrando seu grande retorno ao design!
De tempos em tempos, são lançadas tendências, algumas permanecem, outras simplesmente são extintas, mas na verdade elas nunca desaparecem por completo, e este é o caso dos tecidos dos anos 40 e 50 e padrões de cores da década de 60. Atualmente os têxteis vintages são os materiais perfeitos para a criação de uma linda decoração ecológica. Utilize um tecido bem preservado para encapar móveis, como sofás e cadeiras, ou use como novas fronhas, e cortinas.
Com estes materiais é possível montar um ambiente bem nostálgico com inspiração retrô, por exemplo, cortinas de algodão para cozinha, onde você pode costurar e deixá-las no estilo café retrô, criando assim uma atmosfera ecológica com forte apelo á este estilo vintage que nunca sai de moda.
Também é possível personalizar madeira, móveis de metal, cabeceiras, mesas, cadeiras, armários, molduras de espelho e estantes. Outros elementos dentro da sua casa também podem fazê-la “renascer” com uma nova cara, como pinturas coloridas, fotos de decoupagem e imitações extravagantes. Quando você remodelar sua mobília, além de preços acessíveis, você terá móveis ecológicos, e com muito estilo!
Você está querendo renovar a sua cozinha ou banheiro? Acabamentos ecológicos e móveis sustentáveis conseguem trazer um estilo contemporâneo para qualquer ambiente com um visual intemporal. Compre armários de madeira sustentáveis, como por exemplo, bambu ou eucalipto, ou apenas guarde armários antigos e repinte-os, assim você colabora muito mais para um novo estilo de vida ecológico.
Plantas sempre verdes, flores e imagens florais, trazem frescor e tranquilidade aos ambientes.
Ter plantas em casa já é um grande diferencial, mas cuidar delas para que sempre fiquem bem verdinhas é ainda melhor! Há muitas plantas que podem crescer saudáveis em cantos escuros sem muita luz, elas trazem conforto e refrescam o ambiente, no caso de serem postas no banheiro, elas são capazes de refrescarem o seu banho, e muito mais!
Elas são apenas parte da decoração ecológica, sendo muito atraentes e práticas, podem estar penduradas ou decorando o peitoril das janelas, em pé sobre uma mesa ou diretamente no chão.
Esta é uma das dicas mais importantes a serem seguidas, para uma vida mais ecológica e saudável: Tenha plantas em casa! Elas filtram o ar, eliminam toxinas, liberam oxigênio, assim melhorando significativamente a qualidade do ar em seus ambientes!
Introduza um toque natural e fresco!
Também é preciso mencionar o papel de parede, ele não afeta a qualidade do ar em seu ambiente, então você pode comprar um papel de parede com padrões florais, ou um que não seja tecido? Sim! Mas dê preferência á tintas e adesivos livres de emissões. Procure por papeis de parede reciclados e impressos com padrões á base de água!
A eficiência energética e a vida amiga do ambiente andam de mãos dadas
Atualmente lidamos com dicas inteligentes de interiores ambientalmente amigáveis para casas modernas, mas não podemos ignorar o aspecto de eficiência energética. Você deve saber, sustentabilidade e eficiência energética se completam, não se esqueça, quando você quiser substituir seus antigos eletrodomésticos por outros que sejam mais modernos, se informe sobre a escala de eficiência energética antes da compra. Opte por lâmpadas que sejam energeticamente eficientes e de LED para reduzir suas contas de eletricidade. E um ótima dica para aqueles que desejam realizar um bom isolamento térmico em casa, durante a reforma podem, obviamente, contar com materiais isolantes ecológicos, como linho, celulose, cânhamo, madeira. Estes são materiais naturais e saudáveis.
O foco que devemos ter: economizar!
São incontáveis as possibilidades inteligentes de se viver ecologicamente correto, a escolha vai desde materiais naturais e de construção saudáveis, reciclagem, até isolamento térmico! Siga essas dicas e você verá e sentirá uma mudança em seu estilo de vida! Vamos criar um ambiente melhor para nós, nossos filhos, animais, toda a família!
Você também pode utilizar tijolo de solo-cimento (o uso deste tijolo em construções de casas médias poupam a queima de 60 árvores). Uma grande inovação, é o sistema de energia solar para aquecer água, reduzindo 30% de energia elétrica (você até pode achar esta instalação com um valor alto, mas este é um investimento e o valor é recuperado em média, em alguns meses de economia de luz). Outra opção incrível e que irá ajudar á diminuir os gastos radicalmente é o sistema de captação de água da chuva.
Charme mobiliário antigo
Ouse na madeira
Invista em plantinhas!
Poderíamos ficar conversando sobre este assunto o dia inteiro!
E mesmo que nosso país ainda não esteja muito preocupado com sustentabilidade, este ato vem á partir de cada um de nós!
O que você faz para ajudar o meio ambiente?
Conta pra gente!