Há um vasta variedade de copos exclusivamente feitos para bebidas que você pode escolher. Isso não significa que você não possa beber onde quiser, é apenas um toque á mais, para complementar este momento, preservar o sabor e temperatura, sentir os aromas, e identificar os copos específicos aos seus respectivos estilos..
Existem copos com características únicas, tudo para criar boas experiências. Alguns tem o design especialmente pensado para ajudar á preservar a espuma de sua cerveja, outros ajudam á enfatizar as cores de sua fermentação.
Expanda sua paleta de cores e sabores, e diversifique seus produtos, pode ser bem divertido! Venha com a gente conhecer os diferentes tipos de copos, e escolher o seu! Mas diz aí, qual é a sua bebida favorita?
Lager
Este é bem popular no Brasil, é ótimo para destacar a efervescência da cerveja e sua transparência, tem um borda levemente fechada. Cai muito bem com a Pilsen.
Caldereta ou Shaker
Este é facilmente encontrado na maioria dos bares e em boa parte dos lares do Brasil. Ele tem aproximadamente 300ml. Ele permite ter uma boa percepção de aromas. E cai bem tanto para cervejas leves quanto as mais encorpadas. (Assim como: Light lages, English Ale, American Ale, Porter e IPA).
Weizen
Este é um baita copão, suportando todo o conteúdo de uma garrafa de 500 mililitros, para ser mais específico de cerveja de trigo alemã, garantindo que o fermento na bebida não filtrada seja despejando junto ao líquido. Adequado para cervejas de trigo.
Pint
Também chamado de Becker, este nome Pint é uma unidade de medida corresponde á 568 mililitros, isso na Inglaterra, pois nos Estados Unidos corresponde á 473 mililitros. Ele é muito encontrado em Pubs no Reino Unido. No subtipo Nonick (com anel ao redor), serve para facilitar o empilhamento, assim evitando que os copos fiquem presos e quebrem. Tem uma capacidade variável de até 600ml. São preferíveis com bebidas claras (assim como Stouts e Bitter).
Pilsner
Esta é popularmente conhecida no Brasil como Tulipa, é um copo alto com uma discreta curvatura, tem uma abertura perfeita para sustentar o colarinho, e ajuda a direcionar o nariz para os aromas mais concentrados na espuma. Favorece bebidas claras como a Pilsen.
Tulipa
Aqui no Brasil, onde o copo Pilsner é mais conhecido por esse nome, este modelo é bem diferente, lembrando o Snifter, tem uma borda voltada para fora se ajustando aos lábios e com sustentação para o colarinho, ajudando o degustador á trabalhar o líquido com mais espaço, possibilitando também a formação de uma excelente espuma e direcionando a expansão dos aromas. Adequado para Ales irlandeses, escoceses, belgas, e bebidas com fortes aromas, e espumosas.
Cálice ou Goblet
É possível encontrar tipos bem extravagantes e tamanhos diferenciados de Goblets. Seu design com um haste é feito para que as mãos esquentem a bebida rapidamente, e sua boca larga é ideal para cervejas bastante aromáticas. Ótimo para bebidas mais fortes, maltes e ales.
Snifter
Este design foi pensado para que seu topo estreito ajude a reter o buquê, e sua base arredondada e larga encaixe perfeitamente nas mãos para transferir calor e valorizar os aromas. Ideal para cervejas fortes, como Imperial Stouts e Double bocks.
Caneca
A velha e confiável caneca, é robusta, suporta uma grande quantidade de cerveja, seu design permite que isole a fermentação, e mantenha a bebida fresca. Preferível para cervejas com baixo teor alcoólico.
Há muitos outros estilos de copos e taças para bebidas, mas estes são os mais utilizados pelo mundo!
Você já conhecia essas funções?
Qual é o seu estilo?
Conta pra gente!