Como cuidar de Cactos e Suculentas

plant-3045484_1920

Os cactos e suculentas são plantas que agradam a todos, dos jardineiros iniciantes aos mais experientes, pelas cores, variedade de espécie, formas diferentes e texturas. Isso sem esquecer, é claro da facilidade de cuidar. Essas plantinhas podem viver muito bem em ambientes internos e são próprias para pessoas que não dispõem de muito tempo para cuidar delas, pois necessitam de pouca rega.

Uma informação indispensável e de conhecimento geral, é que a maioria dos cactos e suculentas precisa de contato direto com o sol para viver. No entanto, há espécies que preferem luz indireta ou poucas horas de exposição ao sol.

É importante saber que as suculentas são intolerantes a ambientes de sombra. Por isso, é preciso separar um cantinho bem iluminado para elas. Caso você resolva cultivá-las em ambientes internos, o ideal é que as posicione bem próximas de janelas. Nada de colocá-las em lugares como banheiros, estantes ou até mesmo mesa do trabalho.

Regas
Ás regas é um fator importantíssimo e que definirá a beleza e desenvolvimento das plantas. Os cactos e suculentas precisam de pouca água para viver, porque armazenam água no interior das suas folhas carnudas e fofinhas tornando-as resistentes a secas. As regas dependerão da região em que você vive, do clima, da temperatura do local, do vaso que elas estão plantadas e claro, da quantidade de luz solar que estão recebendo.

No verão rege uma vez por semana e no inverno de uma a duas vezes por mês. Para realizar a rega, molhe apenas o solo e evite que caia água sobre as folhinhas pois elas podem apodrecer. Você pode verificar se sua suculenta está precisando de água colocando um palito no solo ou até mesmo o dedo. Se o solo estiver com a terra leve e solta, e seca, a água será bem-vinda. Porém, se ainda houver umidade, espere um pouco mais para realizar a rega.

cups-2856379_1920

Substrato
O melhor substrato para cactos e suculentas é a composição de areia de construção, terra adubada e pedriscos. Misture duas partes de terra para cada duas partes de areia e finalize com os pedriscos. Esses pedriscos podem ser perlita, cacos de telha ou até mesmo pedrinhas de construção.

É necessário que a terra seja leve, sem terrões, para que possa drenar bem a água. Essas plantas gostam de solo livre, que seja solto e bem arejado. Um solo leve. É importante realizar a finalização com pedriscos ou alguma outra cobertura no solo pois isso ajudará a reter a umidade, evitando assim a compactação do solo.

Adubos e fertilizantes
A adubação orgânica é uma das melhores e mais conscientes que há. Utilize sempre húmus de minhoca ou outro composto orgânico. Se preferir opte por outros adubos, existem fertilizantes específicos para cactos e suculentas.

Agora você já pode cultivar cactos e suculentas com prazer e sem risco de perder suas plantas. Bom plantio e boa decoração!

 

Nenhum pensamento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s