Decoração retrô na cozinha!

Há algum tempo o retrô tem se destacado em muitas áreas do design, da moda à decoração de interiores. O estilo retrô é uma tendência que não perde seu charme.

capa

O retrô vai muito além do que usar coisas antigas, o retrô trata de resgatar alguns traços nostálgicos de décadas que marcaram fortes tendências no design, como as de 60, 70 e 80. Embora seja um estilo que trate de diferentes épocas, ele possui alguns detalhes que se repetem: linhas simples e sofisticadas, formas ousadas, superfícies lisas e cores vivas. E o ambiente mais bacana para ousarmos nas cores certamente é a cozinha!

Antes de você começar a planejar a decoração da cozinha, é muito importante entender a diferença entre retrô e vintage. Esses dois termos são usados, constantemente, para falar sobre o resgate de tendências do passado, seja na moda ou na decoração. No entanto, é preciso ter bem claro em mente que o vintage resgata elementos das décadas de 20 a 70, abusando de peças de época originais. O retrô, por sua vez, pode ser definido como a releitura do passado, com produtos atuais que adotam aparência antiga.

shutterstock_93041440

FOTO: DIVULGAÇÃO

A cozinha inspirada nas décadas passadas tem uma decoração totalmente colorida. As cores fortes e alegres ganham destaque no layout, como é o caso do azul, preto, vermelho e amarelo. Também há composições mais delicadas, que apostam em tons suaves de azul, verde ou rosa. Portanto, não tenha medo de pintar as paredes e móveis. Abuse de utensílios coloridos também.

As peças de cerâmica fazem sucesso na decoração vintage, especialmente quando possuem estampas delicadas. Aposte em xícaras, potes, pratos e canecas que valorizam esse material.

shutterstock_125547902

FOTO: DIVULGAÇÃO

Para dar um visual ainda mais delicado, utilize estampas florais ou geométricas na sua cozinha. Você pode optar por azulejos, adesivos ou objetos estampados.

Não dá para pensar em uma cozinha retrô sem incluir os móveis antigos, como é o caso do armário. Escolha uma peça que resgate as tendências de design do passado. Pode ser simplesmente uma releitura (retrô) ou uma mobília original (vintage). Para deixar os móveis com mais personalidade, invista numa pintura colorida.

cozinha-retro-01

FOTO: Knight Architects

O design dos móveis varia de acordo com cada época. A decoração que valoriza um mobiliário da década de 20/30 tem mais curvas, cores claras e um toque de romantismo. Já o layout que traz à tona o design dos anos 50 aposta em móveis com cores vivas, com formas ousadas e superfícies lisas. Enfim, ao escolher o mobiliário da cozinha, busque uma harmonia entre as peças.

Muitos eletrodomésticos modernos embarcaram na onda do estilo retrô e ganharam design característico dos anos 50, como é o caso da batedeira, do liquidificador, cafeteira e da torradeira.

liquidificador-diamond-crystal-blue-110vkitchenaid-754246300

FOTO: Kitchenaid

Um dos pontos mais fortes do estilo é a ousadia, e uma dica é não se prender somente a um ano ou somente ao retrô, mas sim misturar o velho com o novo, modernizar o que é antigo.

Na Home to Go você encontra produtos retrô como o Frigobar Brastemp Retrô, liquidificador Kitchenaid, e outros diversos produtos direto de fábrica com um desconto exclusivo pra você!

Cadastre-se em nosso portal e fique por dentro das novidades:
www.hometogo.com.br


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s