Fogão tradicional e Cooktop: Conheça os benefícios de cada um!

Vamos começar falando da diferença entre eles. O fogão é composto por mesa e forno, pode ficar solto ou embutido nos móveis, enquanto o cooktop é exclusivo para cozinhas planejadas e conta apenas com a mesa, onde ficam os queimadores. Isso significa que para ter um destes na sua cozinha, você vai precisar também de um forno elétrico, provavelmente de embutir, além de planejar o espaço e o mobiliário que vão receber os dois novos aparelhos.

fornoo

Não existe apenas um tipo de cooktop, os modelos são diferenciados pela fonte geradora de calor. Existem os modelos movidos a gás, que saem de fábrica, assim como os fogões, adaptados para usar o GLP, ou gás de botijão. Há também os modelos elétricos e por indução.

Nos modelos a gás o consumo é semelhante ao que se gasta usando o fogão.

Já nos modelos elétricos, o calor é gerado por uma resistência elétrica parecida com a dos chuveiros. Os cooktops por indução também são classificados como modelos elétricos, mas nestes casos a fonte de calor é um campo magnético.

Justamente por gerar um campo magnético, os cooktops por indução não funcionam com todo tipo de panela. Se você escolher um cooktop por indução, pode esquecer as panelas de vidro, cerâmica, barro e alumínio, porque nenhum desses materiais é magnético. A solução é trocar por outras com fundo de ferro fundido ou aço multicamadas.

shutterstock_499474375

FOTO: DIVULGAÇÃO

Os cooktops a gás usam energia elétrica apenas para o acendimento automático dos queimadores e uma vantagem é que, se faltar luz, você pode usar os bons e velhos fósforos para acender. O que não ocorre com os outros modelos. Os modelos de cooktop elétricos apresentam um consumo de energia parecido ao de aparelhos como o chuveiro, por isso é possível que você tenha um aumento considerável em sua conta de energia elétrica ao trocar o fogão pelo cooktop.

shutterstock_508682323

FOTO: DIVULGAÇÃO

Os cooktops são mais fáceis de limpar, pois possuem uma superfície plana, além de esteticamente também contarem com uma aparência mais moderna.

Já o fogão tradicional, pode não ter essa característica moderna, porém na maioria dos casos é mais econômico pois além das bocas tradicionais, ele já vem com o forno embutido, não sendo necessário comprar a parte.

É preciso observar alguns itens antes de instalar o modelo mais adequado para sua cozinha, como, se o ambiente for integrado com a sala e se a cozinha é do tipo planejada, com móveis fabricados conforme projeto, não há dúvida de que a melhor escolha é o cooktop, seja pela estética, seja pela flexibilidade do projeto, já que é possível encaixá-lo em diversos locais da cozinha, não apenas naquele já estipulado pela construtora.

Para as casas onde a utilização da cozinha é intensa, é aconselhável o uso do fogão tradicional ou embutido, que em geral possuem mais tecnologia, melhores controles de temperatura, além de serem bem mais econômicos.

Outra opção pelos fogões tradicionais é quando sua cozinha já está montada nos moldes tradicionais e você não quer ter a dor de cabeça de uma reforma.

Ambos possuem suas vantagens, por isso o ideal é analisar muito bem o espaço disponível na sua cozinha.

brasconsul

FOTO: BRASTEMP/CONSUL

Na Home to Go há diversas opções de fogões, fornos elétricos de embutir e cooktops por um preço exclusivo para nossos clientes.

Cadastre-se e aproveite!

www.hometogo.com.br


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s