Café, uma das bebidas mais consumidas no mundo.

Hoje iremos falar sobre uma das bebidas mais populares não só entre os brasileiros, mas praticamente no mundo todo. O café!

cafe

O café é uma bebida produzida a partir dos grãos torrados do fruto do cafeeiro. Pode ser servido tanto quente como gelado, vai da preferência de cada um. Mas essa bebida tão popular entre nós também tem propriedades que interferem no funcionamento do nosso corpo.
No nosso organismo a cafeína é absorvida e atinge a corrente sanguínea de 40 minutos a 2 horas após seu consumo, sua velocidade de absorção pode ser prolongada de acordo com a presença de alimento no trato gastrointestinal. Sua metabolização ocorre no fígado. Após o efeito de primeira passagem a cafeína é rapidamente distribuída por todos os tecidos do corpo devido à alta capacidade de atravessar as membranas, inclusive a placentária e a hematoencefálica.

cafe3

FOTO: DIVULGAÇÃO

Dentre os efeitos da cafeína temos o aumento do estado de vigília e sensação de alerta, proporciona sensação de bem-estar e diminuição da fadiga. Além desses efeitos ela pode levar a efeitos indesejáveis como o aumento de secreção gástrica, aumento do refluxo gastroesofágico, riscos de aborto, pode levar a sensação de ansiedade, angústia, alterações do sono e apesar de não causar dependência química, é visível em alguns casos os indivíduos apresentarem abstinência.

O consumo moderado de café (duas a quatro xícaras ao dia) exerce efeito na prevenção de doenças como depressão, cirrose hepática, doença de Alzheimer, asma, diabetes tipo 2, cálculos biliares, câncer de intestino, alguns tipos de dores de cabeça, doença de Parkinson. Melhora a atenção e desempenho mental. Contém vitaminas, sais minerais, antioxidantes que combatem os radicais livres e cafeína, a principal amina ativa do café, que é absorvida rapidamente e chega ao cérebro em cerca de 20 minutos após a ingestão, onde age aumentando a influência do neurotransmissor dopamina.

cafe2

FOTO: DIVULGAÇÃO

Mas o café também possui alguns malefícios, infelizmente, como por exemplo o efeito diurético e perda de minerais e vitaminas, causando enfraquecimento do organismo. O café também possui uma relação direta com a doença fibrocística que é precursora do câncer de mama. Pode causar irritação da pele e outras doenças dermatológicas como verrugas e psoríase e favorecer o aparecimento de pólipos intestinais. Provoca aumento da secreção de ácido clorídrico (azia constante) no estômago levando ao aparecimento de gastrite e úlcera.

Então, resumindo, se consumido moderadamente, o café pode ser um grande aliado da sua saúde. Além de combater aqueles dias de sono/cansaço que todos nós enfrentamos às vezes.

 

Curiosidades:

O café, para seu consumo, necessita obrigatoriamente ser torrado. Antes de torrados, os grãos são selecionados, passam por triagem e calibragem. O processo de torra consiste em submeter o grão à elevação progressiva e rápida da temperatura, fazendo com que sua umidade interna chegue a 3%. Durante o processo, os grãos são mexidos continuamente para que a torra seja uniforme. Esta fase é determinante na característica final da bebida, pois o grau de torra evidencia e/ou esconde muitas propriedades do grão.

Para cada cliente ou mercado consumidor, para cada tipo de café (variedade e preparo) há um grau de torra diferente. Esta é a marca registrada de cada empresa e seus diferentes produtos. Depois de torrado o café precisa passar por um processo de desgaseificação e, depois deste descanso, ele será moído ou apenas embalado (café em grãos) dependendo do tipo de utilização a que se destina.

nespresso

FOTO: NESPRESSO ®

Na Home to Go você tem um desconto exclusivo nas máquinas de café Nespresso ® e em outras diversas marcas, visite nosso site e cadastre-se!

www.hometogo.com.br


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s