Nesse verão impiedoso no Brasil, quem aguenta ficar dentro de casa sem ar condicionado? Ou dentro do carro, restaurante ou balada? Atualmente, seu uso se tornou indispensável para o conforto térmico.
FOTO: DIVULGAÇÃO/CONSUL
Vamos primeiramente entender o que é o famoso “ar condicionado”.
O condicionamento do ar é um sistema que refrigera ambientes fechados, fazendo com que este fique refrigerado. Podendo até melhorar a qualidade do ar, umidade e movimento com opção do controle da temperatura desejada para o ambiente.
Hoje um aparelho de ar condicionado já possui função de refrigeração, aquecimento, ventilação, umidificação, desumidificação, e até mesmo filtro que retém bactérias, ácaros e vírus da “gripe suína” o H1N1.
Nem sempre todos os condicionadores de ar possuem as mesmas funções. Existem diversos tipos de sistemas, onde cada um possui uma tecnologia, ou, uma característica diferente, dentro destas estão:
Refrigeração, aquecimento, desumidificação, umidificação, ventilação, filtragem, automação.
Princípio de funcionamento:
O condicionador de ar tem como seu principal objetivo deixar ambientes em temperaturas agradáveis criando uma sensação de conforto térmico (aquecendo ou refrigerando). O princípio de funcionamento dos condicionadores de ar, nada mais é do que a troca de temperatura do ambiente, através da passagem do ar pela serpentina do evaporador que por contato sofre queda ou aumento de temperatura, dependendo do ciclo utilizado, baixando a umidade relativa do ar.
Quando alcançado a temperatura desejada se faz uma leitura através de um sensor localizado no evaporador que este por sua vez desliga o compressor, fazendo com que o equipamento mantenha a temperatura, qualquer variação na temperatura estipulada aciona-se novamente o compressor que é responsável pela circulação do gás refrigerante dentro do sistema.
No site da Home to Go você encontra condicionadores de ar da marca Consul direto da fábrica com descontos exclusivos. Confira alguns modelos:
Acesse o site, cadastre-se e não passe mais calor!