As obras de arte revelam o estilo, as referências e a personalidade dos moradores. Mais que apenas combinar com a decoração do ambiente, uma peça de arte deve agradar o seu gosto. Leve em conta que ao escolher uma obra para exibir em casa, ela passará a fazer parte do seu dia-a-dia.
FOTO: 15 01 Art & Decor
É importante também pesquisar sobre a trajetória do artista, sobre a origem da obra e sobre a galeria que está intermediando a venda, se for o caso. Garanta a procedência, exigindo o certificado de autenticidade, e o bom estado de conservação da peça, seja uma pintura, escultura, fotografia, gravura ou qualquer que seja o suporte da obra.
Se vai decorar o quarto com arte contemporânea, sugere-se que uma vez que se trata de um espaço de descanso e tranquilidade, escolha quadros pequenos, com cores suaves, pasteis ou aquarelas; e/ou fotografia sépia ou a preto e branco.
A luz pode valorizar ou distorcer as obras. Avalie qual efeito deseja proporcionar: uma iluminação mais difusa poderá abranger um maior número de peças, uniformizando o ambiente, enquanto uma iluminação focada pode ser usada para destacar determinadas peças. Ao escolher as lâmpadas, atenção à emissão de raios UV, geração de calor e reprodutibilidade de cor. Na dúvida, consulte um profissional que oriente o projeto de acordo com as características da casa.
FOTO: 15 01 Art & Decor
Ao dispor quadros, é possível pensar em diversas possibilidades. Se você deseja colocar quadros de mesmo tamanho, em linha, o importante é mantê-los paralelos ao chão, alinhados entre si e equidistantes.
Ao colocar obras na parede acima do sofá, deixe pelo menos cerca de 20 cm entre o encosto do sofá e o limite do quadro – isso evita que quem estiver sentado esbarre a cabeça e também alivia o visual.
FOTO: 15 01 Art & Decor
Alguns cuidados são essenciais para garantir a vida longa de uma obra de arte. Fique atento para a incidência de luz solar diretamente sobre telas, gravuras, aquarelas, entre outras. Muito sol pode “desbotar” e danificar permanentemente a obra.
Outro fator que pode danificar a obra é a umidade. Locais úmidos favorecem o surgimento de fungos que podem destruir sua obra. O ideal é manter as peças em locais arejados, de preferência não apoiadas em paredes por onde passa o encanamento de água.
É preciso também atenção na hora da limpeza: verifique quais os produtos que podem ser aplicados, de acordo com o material de que é feita a obra.
Lembrando que levar até um serviço de conservação especializado periodicamente é o mais indicado.
Acesse nosso site e fique por dentro de todas as novidades e descontos em decoração